Filmes brasileiros representam mais de 30% das vendas da Ingresso.com em 2025

Procura por produções nacionais aumentou expressivamente nos últimos 3 anos; confira o comparativo

12/03/2025

Filmes brasileiros representam mais de 30% das vendas da Ingresso.com em 2025

Com o resultado da 97ª cerimônia do Oscar, que no último dia 2 de março premiou “Ainda Estou Aqui” com a estatueta histórica de Melhor Filme Internacional, a sétima arte nacional alcançou o topo do reconhecimento global, saindo pela primeira vez vitoriosa do maior evento dedicado ao cinema mundial.

Além dos olhos de todo o planeta voltados para a obra realizada por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres e Selton Mello, o cinema brasileiro também vem sendo mais valorizado em seu próprio país. Na Ingresso.com, nos três dias que sucederam a entrega do Oscar, “Ainda Estou Aqui” vendeu 80% a mais de ingressos que o total comercializado para o filme na semana anterior à premiação.

Analisando os números de todas as produções brasileiras em cartaz nos últimos 3 anos, o crescimento impressiona: considerando o acumulado em 2023, os filmes nacionais representaram apenas 2,2% das vendas totais da Ingresso.com. Em 2024, 8,9% dos tíquetes vendidos pela empresa foram para longas produzidos no nosso país. Já em 2025, entre os meses janeiro e fevereiro, o filmes nacionais representaram impressionantes 30,2% das vendas gerais da tiqueteira, a maior do país.

Os três filmes nacionais mais vendidos pela Ingresso.com 2024 foram “Minha Irmã e Eu" (que estreou no final de 2023 e continuou fazendo sucesso no ano seguinte), a sequência “O Auto da Compadecida 2” e o premiado “Ainda Estou Aqui". Este ano, o pódio se mantém semelhante: “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, que atingiu a marca de 1 milhão de espectadores esta semana, ocupa o terceiro lugar; o segundo filme mais vendido segue sendo “O Auto da Compadecida 2"; e “Ainda Estou Aqui" aparece no primeiro lugar.

Considerando o pódio geral da tiqueteira em 2025, o cinema nacional novamente se destaca: “Ainda Estou Aqui” é o filme mais vendido do ano, seguido por “Mufasa - O Rei Leão” e “O Auto da Compadecida 2”, que completam o pódio, até o momento.

Com mais de 20 anos de atuação, a Ingresso.com é uma empresa de tecnologia pioneira no
mercado de venda online de ingressos e automação de bilheterias, que desenvolve soluções com foco
principal no cinema e eventos de grande porte. Sua atuação vai desde a gestão das bilheterias e
bombonieres, até a venda de ingressos online passando pela produção de conteúdo para as suas
plataformas e redes sociais. A qualidade do seu atendimento ao cliente resultou em nove títulos do
Prêmio Reclame Aqui, incluindo a edição de 2022. No mesmo ano, a empresa passou a fazer parte do
portfólio do UOL Conteúdo e Serviços, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços
digitais, que conta com mais de mil canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços, tendo
a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. Acompanhe todas as
novidades do mundo do cinema nos canais da Ingresso.com: Instagram, YouTube, Facebook, Twitter,
Telegram e no LinkedIn.

Fonte: XCOM Agência de Comunicação Ingresso.com